Um pouco de nossa História: As primeiras ruas de Itabuna

Segundo o Documentário Histórico Ilustrado de Itabuna, de autoria de José Dantas de Andrade, em 1968, a Rua da Areia  foi o lugar de origem de Itabuna.
“Em 1887, na margem esquerda do Rio Cachoeira, em frente à Ilha do Jegue, começou a surgir um aglomerado de casas que logo foi denominado de Rua da Areia, passando depois a chamar-se, também Rua Marechal Bittencourt. Ali estava localizado o primeiro comércio de Itabuna, com alguns fortes negociantes e compradores de cacau, aos quais veio juntar-se o Cel. José Firmino Alves.
Transferindo sua casa de negócio para a Rua da Areia, ali o Cel. José Firmino Alves, iniciou a marcha para o progresso da localidade, que não tardou muito a chamar a atenção dos poderes públicos de Ilhéus, que o anexaram como arraial a um dos seus distritos: o de Cachoeira de Itabuna (terceiro distrito de Ilhéus).
Não tendo encontrado nada oficial a respeito da anexação do arraial de ‘Tabocas’, ao distrito de Cachoeira de Itabuna, tudo indica que Itabuna passou diretamente de Vila sem jamais ter sido distrito.
Foi, portanto, a Rua da Areia, o berço que embalou Itabuna nos seus primeiros dias.”
Neste breve relato histórico, observa-se, que mesmo em sua origem, Itabuna já possuía fortes traços evolutivos, tanto político quanto econômicos.
Como “Tabocas” já era um nome do passado, algumas denominações de ruas também deveriam ser mudadas para se adequar à nova realidade social do mais novo município baiano.
Sendo assim, em reunião no dia 25 de janeiro de 1908, o Conselho Municipal (atual Câmara de Vereadores) designou, oficialmente, os novos nomes de ruas da cidade.
No box abaixo você encontrará o nome atual de algumas ruas e praças da cidade e sua antiga denominação:

box de ruas de Itabuna Por: Luísa Couto

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *