Territorial Litoral Sul articula incluir feira de agricultura na Expomel

Um encontro com diversas instituições envolvidas com a organização da 1ª. Expomel Brasil e o 1º. Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura a serem realizado este ano em Itabuna definiu a participação do Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul da Bahia no evento, segundo informou o assessor da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Mel Ambiente, Erlon Botelho.

Ele ressaltou a importância da participação porque o Território Litoral garantiu articulação para a realização de uma feira de agricultura dentro da programação da Expomel com a presença de diversos municípios do sul da Bahia. Para Erlon Botelho, o território litoral, composto por 26 municípios regionais, é um importante instrumento norteador para a execução de ações que garantem o desenvolvimento sócio, econômico e sustentável na região.

“Acredito que, pela capacidade e a legitimidade de envolver as cidades que compõem o território litoral, no evento, teremos chance de 90% de êxito, com um grande sucesso a ponto de ser incluído no calendário oficial de importantes eventos podendo se tornar um dos maiores polos do agronegócio para o desenvolvimento sócio e econômico de nossa região”, destacou o assessor.

Erlon Botelho lembra que a Expomel e o Congresso Brasileiro acontecerão entre os meses de outubro e novembro e contará com presença de criadores de abelha de todo o país que já mostraram grande interesse por meio de sites oficiais da Ceplac, de pesquisadores e de criadores de abelhas. O publicitário deixou claro que ao abraçar os projetos, Itabuna consolida o município como o maior polo do agronegócio para o desenvolvimento sócio e econômico a partir da geração de emprego e renda e de uma melhor qualidade de vida da população, além de transformar Itabuna como a “cidade do mel”.

Participaram da reunião na Amurc, além de representantes de instituições como Ficc, Ceplac, Uesc, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Bahia Ater, Capesba e das prefeituras de Itabuna e Pau Brasil, , os secretários estaduais de Planejamento, Walter Pinheiro, e de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, e ainda o coordenador do território Litoral Sul, Carlos dos Santos (Garotinho).
__________________________
Texto: Rosi Barreto

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *